Por Cinthia Lages
10/09/2019 15:22:00 | Atualizada em 10/09/2019 15:24:36

Piauiense recebe homenagem da Embaixada brasileira na Espanha

Teve presença piauiense entre os homenageados durante a Festa Nacional do Brasil na Espanha, evento anual, que comemora a Independência do Brasil na Espanha. A jornalista Cleo Costa foi uma das agraciadas com o Prêmio 'Fervor do Brasil', que reconhece o trabalho de indivíduos, empresas e instituições no fortalecimento das relações bilaterais entre Brasil e Espanha. O prêmio foi entregue pelo  embaixador do Brasil , Pompeu Andreucci Neto. O  jogador de futebol brasileiro Roberto Carlos também recebeu homenagem.

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Cleo Costa, pessoas sorrindo, pessoas em pé

O evento aconteceu no  Palácio histórico do século XIX, localizado no bairro de Chamberí, em Madri, que serve como   residência da Embaixada brasileira. Representantes do governo espanhol e andorrano, além de todos os partidos políticos da Espanha, administrações e instituições públicas, o corpo diplomático de todos os países credenciados na Espanha, empresários, jornalistas, artistas e agentes culturais da Espanha e do Brasil participaram da comemoração. Além de Cleo Costa, também foram agraciados o diretor geral da Casa de América, Antonio Pérez-Hernández y Torra; Jornalista brasileira Cleo Costa; o diretor de relações institucionais do Real Madrid, Emilio Butragueño Santos; o diretor de La Razón, Francisco Marhuenda; Fundação Conselho Espanha-Brasil; o Círculo de Belas Artes; UNIGRAN; o diretor da Fundação Aladina, Paco Arango; o presidente do Museu Nacional de Arte Reina Sofia, Ricardo Martí Fluxá . 

Além da Espanha, os 197 anos da Independência do Brasil motivaram eventos em Milão e na Holanda.

SOBRE CLEO COSTA

Em 2006, a piauiense Cleane Costa, ou Cleo, como ela é chamada, tomou uma decisão que mudaria toda a sua vida daí para a frente! Ela deixou a Terra Natal, Campo Maior, no Piauí, por Madrid, a capital da Espanha. Após 12 anos, a trajetória da jornalista e ex-servidora da Universidade Estadual do Piauí se resume numa coleção de conquistas! A ida para a Espanha aconteceu por conta do trabalho na Coordenação de Letras-Espanhol da Uespi, o que despertou o interesse pelo idioma e pela Cultura espanholas.O ambiente na Coordenação, onde professores falavam o idioma e ouviam músicas também no idioma. Ela passou a fazer os cursos de Extensão na área e até um intercâmbio de 20 dias. Nesse período um símbolo que marcou a passagem da pedagoga, outra formação de Cleo: o grande número de bibliotecas e livrarias. Foi quando se apaixonou pela qualidade de vida em Madrid. De volta para o Piauí, já estava decidida a trocar de país! E quando isso aconteceu, ela enfrentou a primeira dificuldade, a obtenção do visto  para poder trabalhar. Lá, ela foi garçonete, camareira até conseguir trabalho na área de Comunicação, que foi como produtora de um programa de rádio até comandar a própria atração, o programa Conexión Brasil, transmitido para as emissoras Rádio Círculo e Libertad FM. As duas emissoras abrem espaço em sua programação para assuntos que vão da música à Política. Especialista em Relações Internacionais, pela Escola Diplomática do Ministério das Relações Exteriores da Espanha e empresária, a piauiense é adjunta da presidência da Associação dos Correspondentes Ibero-americanos na Espanha, Mas a lista de atividades de Cleo ainda incluem a assessoria de comunicação da Universidade Brasileira na Europa (UNIGRAM) e uma coluna internacional no jornal Meio Norte e trabalhos de free-lancer para artistas e marcas brasileiras interessadas em conquistar o mercado Espanhol. As formações nas áreas de Comunicação, Pedagogia, Marketing e Química deram a ela, a capacidade do exercício profissional multifacetado, uma exigência do mercado, em qualquer parte do mundo – principalmente na Europa. Encantada com os desafios que a vida lhe proporciona e otimista por natureza, Cleo conseguiu vencer barreiras, algumas até previsíveis em razão da mudança. Teve que aprimorar o Espanhol e assim conseguir ingressar no mercado de trabalho de Comunicação e, mais que isso, a projeção junto às entidades de imprensa e Embaixadas ibero-americanas.
 

Conheça as histórias mais inspiradoras de mulheres como você, que conquistaram seu espaço de trabalho, com muita luta e amor pelo que fazem.