Por Cinthia Lages
01/01/2020 21:45:19 | Atualizada em 01/01/2020 23:19:39

Festival de Cinema amador estimula leitura em Teresina

A professora Silvana Sousa, da Unidade Escolar Felismino Freitas, na zona norte de Teresina tinha um desafio: estimular o hábito de leitura entre os seus alunos do 2º ano do Ensino Médio. Foi quando ela percebeu que poderia conseguir mais leitores, através do Cinema.  Ela conseguiu  apoio da Escola Comradio e do Instituto ILeve para criar o   I Festival de Cinema Amador - UFF Encontro das Artes: Cine e Literatura. 

 “Este ano fiz uma escolha de selecionar seis livros em que iríamos dividir pelas turmas e fazer um rodízio. E assim os livros que eles mais se identificassem, propusemos a produção dos filmes, em que eles deveriam filmar, dirigir e atuar”, explicou a professora. 

Os livros que norteiam os filmes são: A Culpa É Das Estrelas, Dom Casmurro, A Saga De Crispim, e Missa Do Galo. Professor Iraildon Mota, presidente da Escola Comradio e do Instituto ILeve, comentou sobre a produção audiovisual. “Toda vez que fazemos um produto audiovisual temos a possibilidade de impactar a vida de alguém. Seja a de quem assiste ou a de quem produz. O audiovisual é uma ferramenta de comunicação poderosa, mas é preciso saber como fazer e usar para fazer sentido  social”, acredita. 

Deu tão certo que já teve até Noite do Oscar, realizada no último mês de dezembro, onde foram premiados os melhores filmes divididos por categorias.

Conheça as histórias mais inspiradoras de mulheres como você, que conquistaram seu espaço de trabalho, com muita luta e amor pelo que fazem.