Por Cinthia Lages
25/01/2019 08:50:08 | Atualizada em 25/01/2019 08:51:22

A fake new que persegue Regina Sousa

Uma foto da governadora em exercício, Regina Sousa (PT), durante a solenidade que marca o 196º Aniversário de Adesão do Piauí à Independência do Brasil,  em Oeiras, viralizou na whats app. Com ela, um post que insinua que a cor do supedâneo, nome utilizado pelos cerimonialistas para a espécie de praticável que destaca a autoridade máxima nas solenidades, seria vermelho para "combinar com a cor do vestido" dela. Nas fotos, que foram distribuídas originalmente pela Coordenadoria de Comunicação do Governo do Estado do Piauí, Regina aparece posicionada durante a execução do Hino Nacional.

Poucos minutos após a divulgação no site oficial, as postagens começaram a circular. Foi o primeiro viral no Piauí após a mudança instituída pelo aplicativo de mensagens em, no máximo, 5 mensagens. O site Universo Mulher conseguiu identificar fotos oficiais dos governadores da época nas mesmas solenidades. Na sequência, temos fotos do governador Wellington Dias nos anos de 2018,2017,2016 e 2015, além de um registro do então governador Wilson Martins, feito em 2014. Em todas, os mandatários do estado estavam destacados no mesmo acessório vermelho. Segundo a chefe do Cerimonial do Palácio de Karnak, Mara Beatriz, a peça faz parte do acervo do órgão há 16 anos, tendo sido utilizada- sem qualquer contestação, desde a data da aquisição, em 2003. 

Na semana passada, um áudio editado de entrevista da governadora procurava a ridicularizava numa declaração sobre o Mais Médicos. Desde que assumiu o mandato no Senado, Regina enfrentou uma série de situações semelhantes e atribui à origem humilde - ela é filha de trabalhadores rurais de União, interior do Piauí, e chegou a trabalhar na infância como quebradeira de coco babaçu - mas também à pauta identificada com direitos humanos. 

Conheça as histórias mais inspiradoras de mulheres como você, que conquistaram seu espaço de trabalho, com muita luta e amor pelo que fazem.